Viaje na poesia de Karla Celene





Na próxima sexta-feira (05/04), a escritora Karla Celene lança o livro Kalimera, um diário poético de bordo, resultado de viagens pela Alemanha, Turquia e Grécia. O lançamento será às 19h30, no Corredor Cultural, centro histórico de Montes Claros/MG. Você quer saber mais sobre o livro Kalimera? Confira a apresentação pela própria autora.


KALIMERA

Escrito em prosa, é um diário poético de bordo.
Não só um livro de viagens, mas muitas viagens num só livro. Passaporte para desvendamento de múltiplos universos. Dos que existem do lado de fora, disponíveis em fotos de revistas geográficas e agências de viagens; dos submersos, guardados no reino dos sonhos, das memórias, das reflexões, das esperanças.
Assim concebi esse livro. Na certeza de que uma viagem não pode acabar em si mesma. Precisa continuar em nós – é preciso partir para voltar melhor.
No embalo das buscas que me restam, sou as águas e o barco que me levam. E o barco me levou. O trem, o avião... Águas, terras e céus me levaram. Não só para a Alemanha, a Turquia e a Grécia, mas para muitas histórias... Alinhavei poemas, contos, canções, estados de espírito, espiritualidades, aprendizados.
Afinal, o que permanece em nós depois que a viagem termina? Deviam produzir guias de viagem que fossem, simplesmente, coletâneas de poesia.” (José Eduardo Agualusa, escritor angolano).
Cuidei para que esse livro se aproximasse das palavras de Agualusa. Assim, prometo a você doses macias de lirismo no decorrer da viagem. Lirismo que se constrói com versos de poetas de todos os tempos – e se completa com a poesia que tem endereço fixo no ser que sou.
KALIMERA me possibilita mostrar a minha forma de ver o mundo e, embutida nela, a certeza de que é possível realizar sonhos, viver uma vida plena – e boa. KALIMERA é o testemunho da minha vontade grande de viver – e viver bem. De ser feliz e espalhar possibilidades.
KALIMERA, palavra grega, deixa, então, de ser mero cumprimento de BOM DIA para se tornar, nesse livro, metáfora para a vida como deve ser: um hino de comunhão e paz entre os povos.
Embarque comigo. Tomemos a direção indicada pelo verso de Belchior: “meu bem, o mundo inteiro está naquela estrada ali em frente...”
Vamos? Boa viagem. KALIMERA, sempre e sempre, ser.

________________________________________________________

SERVIÇO:
LANÇAMENTO DO LIVRO KALIMERA, da escritora Karla Celene
DIA 5 DE ABRIL 2019 SEXTA-FEIRA, 19h30, no Corredor Cultural
Montes Claros – Minas Gerais 

Comentários