Maria Luiza Falcão

UMA CARIOCA DE CORAÇÃO MINEIRO
A escritora carioca Maria Luiza Falcão lança romance inspirado nos hábitos mineiros




POR JERUSIA ARRUDA

Ela é uma carioca apaixonada pelos hábitos mineiros. Escritora, artista plástica e produtora cultural, Maria Luiza Falcão viaja por Minas para divulgar seu recente trabalho, o romance Afonso, lançado na XII Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, que com a linguagem simples e singela do interior, narra a trajetória de um brasileiro das Minas Gerais e seu amor por Helena, a escritora da cidade grande.

Delegada Regional da APPERJ - Associação profissional de poetas do estado do Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Maria Luiza se diz uma urbana apaixonada pelo mundo rural.


- Na medida do possível, sempre busquei as coisas que me aproximassem desse universo. Sou carioca, e atualmente resido na bucólica Ilha de Paquetá. Pode imaginar algo mais rural incrustado numa grande metrópole? Destas ruas de terra batida e vida pacata entre o casario antigo, me transporto para qualquer vilarejo no interior do país adotando como fundo musical aquelas músicas sertanejas de letras extensas e profundas. O endereço me auxiliou até na hora de escrever o livro, pois a maior parte do texto foi manuscrita durante meses de trabalho, em horas de espera nas estações das barcas e nas longas viagens de travessia da Baía de Guanabara (cerca de uma hora). Aproveitei também os bancos dos belos jardins do Rio de Janeiro e o silêncio de alguns templos religiosos para criar Afonso - conta.

SER MINEIROCom uma habilidade em transitar por mundos aparentemente distintos, o rural e o citadino, Maria Luiza diz que busca imprimir em seus personagens valores inerentes ao ser humano e que, independentes de origem ou condição social, se irmanam na vida com simplicidade. Em Afonso, ela revela, ainda, uma peculiar familiaridade com o universo mineiro.


- Talvez por consanguinidade. Em algum momento, do meu lado materno, alguém nasceu em Minas e me atraí fortemente. Fernando Sabino, por certo, preenche esta lacuna na minha vida ao descrever tão sabiamente o Ser mineiro. Sem dúvida um povo que tem ao mesmo tempo, história, simplicidade e pureza, é diferente, tem marca registrada, é poeta, conservador e amante da liberdade, é tudo que eu entendo como ser gente. E ainda por cima, fala uai! Realmente é um povo especial cuja cultura rica de seus antepassados não estacionou no tempo.Um claro exemplo disso pude observar na cidade de Ponte Nova, onde estive recentemente, e onde a literatura fervilha nas mãos hábeis de seus artistas, uma lista enorme de valores - observa a escritora.

AFONSO

O livro tem 332 páginas repletas de valores e contrastes, revelados através do jovem Afonso, que se lança ao mundo aos quinze anos para viver sua história. O cotidiano de Afonso não conhece as letras, mas passeia repleto de poesia pelas estradas transportando o alimento, por garimpos extraindo do solo riquezas e mazelas, pelas fazendas plantando e criando, pelos riscos e glórias no mundo dos rodeios, e também, penetra a verdade desnuda das casas de tolerância, sem esquecer a família, de sangue ou não, e do fervor de um povo em suas crenças e festas religiosas.

- O livro tem de tudo. Falo de vida. Um jovem pleno em seu vigor físico, hormônios gritando. Até de bolo de milho eu falo. Mas, como não sou quituteira, substituí a receita pela revelação do ingrediente principal que a mãe de Afonso misturava à massa e que, depois de pronta, era partilhada aos pedacinhos com o filho, ainda menino, sentado ao colo em sua cadeira de balanço. O ingrediente? Amor - diz a autora que deixa ao leitor a promessa de continuação da história, ao concluir o romance com “E a vida continua...”

PROJETOS CULTURAIS
Além de escritora, Maria Luiza desenvolve um projeto musical na Ilha de Paquetá, levando às ruas, em noites enluaradas, centenas de pessoas, músicos e seresteiros, todos apaixonados pela boa música. Durante o passeio, são inauguradas nas casas, placas com as letras das músicas preferidas de seus moradores. Em sua casa, por exemplo, foi afixada na entrada uma placa com a letra de Tocando em Frente, imortalizando os compositores Almir Sater e Renato Teixeira.


Preocupada com o incentivo à leitura e o acesso da população aos livros e outras formas de manifestação cultural, a escritora desenvolve, ainda, o projeto Perdidos e Achados, junto à Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá.


- O projeto permite que os livros sejam perdidos e achados pela cidade, até mesmo em praças publicas. Para os amantes da boa leitura, é uma oportunidade de encontrar o título ou autor de seu interesse, lê-lo e, num próximo encontro, permitir a outros que também leiam. Nosso povo lê pouco, não só por causa do alto preço dos livros, mas, também, pela falta do costume. Cabe às escolas, instituições e todos os profissionais, direta ou indiretamente ligados à cultura, promover o incentivo a este hábito salutar. Nosso projeto tem esse objetivo - explica Maria Luiza.

PRODUÇÃO
Apesar de Afonso ser seu primeiro livro editado, a produção literária de Maria Luiza passa pelo teatro com Made in Brazil, Vida, A Praça é Limpeza!, e adaptações dos clássicos da ópera O Navio Fantasma e Pagliacci. A autora tem ainda inéditos os romances Afonso II e Diário, os contos Olívia, Ele & Ela, Tenho Trinta e Três, e para teatro infantil Cinderela do Agreste (agraciado com a Menção Especial Alice da Silva Lima, no Concurso Prêmios Literários da UBE - União Brasileira de Escritores - 2005), Um Amor de Palhaço e A Lenda da Moreninha e, teatro adulto, Se Essa Rua Fosse Minha, além de contos, crônicas e poesias. A escritora também é colaboradora no jornal Trilha Sonora de Belo Horizonte (da AMAI) e mantém colunas semanais on-line.


Maria Luiza Falcão se diz cada vez mais apaixonada por Minas Gerais e promete visitar outras cidades, entre elas Montes Claros, tendo como certa sua breve transferência para solo mineiro.

Comentários

  1. Olá Jerúsia!

    Gostaria de dar uma sugestão de pauta cultural.
    Em Montes Claros está sendo desenvolvido um projeto chamado Cemig, Graffiti Arte e Segurança. O Projeto foi idealizado pelos artistas plásticos e grafiteiros Leonardo Oliveira, Samuel Reis e Sílvio Pequeno, esse trio compoe o Caxeta Club, que é um grupo de intervenções artísticas e culturais aqui na cidade de Montes Claros.
    Com o apoio da cemig esses artistas buscam mostrar o seu trabalho e junto a isso fazer um trabalho de conscientização relacionado aos cuidados que se deve ter com a rede eletrica.

    Gostaria que analisasse a proposta da pauta.
    Envio também os contatos para que seja possível o contato com os artistas.

    Desde já agradeço a paciencia e colaboração.

    Att.;

    Carolina Marinho
    estudante de jornalismo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Jerusia
    Como posso fazer contato com a Maria Luiza Falcão. Fomos amigas na adolescência e perdi o contato com ela. Meu e-mail é: wandarecker@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá, como faço contato com a Maria Luiza Falcão? Fomos amigas na adolescência e gostaria de ter notícias dela. Meu e-mail: wandarecker@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal! O contato que tenho da Maria Luiza é esse: mlfminas@hotmail.com
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.