Retratos Catrumanos

Imagens do sertão sem o estigma usual da carência e da miséria

O fotógrafo montes-clarense Fabiano Lopes, expõe o ensaio Retratos Catrumanos até dia 12 de maio na Casa Una, novo espaço cultural em Belo Horizonte dedicado a convergência de linguagens.

Produzido em forma de ensaio fotográfico, manifestação característica do fotojornalismo brasileiro dos anos 70, que buscava em uma série de fotos a compreensão mais aprofundada de determinado tema, este trabalho retrata o povo norte mineiro e seus aspectos culturais, apresentando o sertanejo sem o estigma usual da carência e da miséria, mas sob o olhar da valorização, do respeito e dignidade que lhe devem ser imputados.

Captadas durante as edições da Expedição Caminhos dos Geraes, um desdobramento do Movimento Catrumano (grupo articulado por intelectuais, artistas e políticos do Norte de Minas com objetivo de documentar e dar visibilidade a todo o potencial natural e cultural do Norte de Minas), estas imagens “exploram a complexa relação entre espaço, estética, emoção e luz - atos que compõem a ato fotográfico - buscando pensar e discutir o sertanejo e seu importante papel na formação do nosso estado”, define o fotógrafo.

Retratos Catrumanos está em constante desenvolvimento, sendo parte de um importante acervo do núcleo de fotografia Olho Seco, coletivo de fotógrafos profissionais da cidade, com objetivo de pensar e produzir conteúdo jornalístico e documental de maneira crítica e independente, colocando a região como foco primordial de seus trabalhos.

A exposição já foi apresentada em Montes Claros na XIX Festa Nacional do Pequi e no l Seminário de História da Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio do Núcleo de História e Cultura Regional (Nuhicre), após a passagem pela capital mineira volta à cidade em uma exposição itinerante pelas escolas municipais, projeto desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de Cultura.

A Casa Una está localizada próximo ao Circuito Cultural da Praça da Liberdade e fica num antigo casarão construído no início do século XX, hoje pertence ao Patrimônio Histórico e Artístico de Minas, com o objetivo de promover o diálogo e o encontro com filosofia, literatura, cinema, artes, música, comportamento, história e moda por meio de palestras, seminários, exposições, cursos, performances e outros eventos culturais.

Comentários

  1. ASCOM Buritizeiro - MGsexta-feira, 06 maio, 2011

    CONVITE

    O Prefeito Municipal de Buritizeiro Pe. Salvador Raimundo Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Buritizeiro Vereador Audi José dos Santos Braga, convidam para a reabertura da FEIRA DE CULTURA E ARTESANATO e HOMENAGEM AS MÃES.
    Dia: 07 maio de 2011 - Sábado.
    Horário: 19:00 horas.
    Local: Pça dos Pescadores.

    Agradecemos, desde já, a sua presença.

    Assessoria de Comunicação
    Prefeitura Municipal de Buritizeiro
    (38) 3742-2192 (38) 8836-1315 (38) 9911-0725

    ResponderExcluir
  2. Olá anigos,
    Bom dia!

    Vejam que proposta bacana. Um dia com muitos talentos reunidos por uma ótima causa.

    FEIJOADA MUSICAL QUE VAI ACONTECER NO PRÓXIMO SÁBADO das 12:00 às 18:00, no Clube da Palimontes, com a participação de mais de 25 artistas regionais. A promoção do evento é da Associação dos Artistas do Norte de Minas que está com o objetivo de fortalecer a classe artística e criar um elo forte para conquistar espaço. A renda será destinada para criação do portal da associação entre outros.
    CONTAMOS COM SUA COLABORAÇÃO E PRESENÇA.

    Prestigiem...

    Super abraço a todos!!!

    Rosângela Alves

    ResponderExcluir

Postar um comentário

É uma prazer receber sua visita. Obrigada pelo comentário.