Tim Arteducação promove encontro em Montes Claros
O evento proporciona momentos de troca de experiências e vivências para a produção dos espetáculos
Realizada desde 2011, a série “Diálogos para Construção de Espetáculos”
reúne articuladores, arteducadores, e demais profissionais envolvidos com o
Programa TIM ArtEducAção, e propõe sempre uma discussão para que se
alcance a excelência na produção e execução de um espetáculo. Em Montes Claros,
o encontro será no dia 28 de maio às 19h no Caic do Maracanã. O evento é aberto
ao público, direcionado para arteducadores da cidade, oficineiros e monitores
do programa e demais pessoas interessadas em cultura, arte e educação.
Segundo o diretor de teatro,
presidente da ONG Humanizarte e idealizador do programa TIM ArtEducAção,
Marcelo Soares de Andrade, o encontro chamado de “Diálogos” é a oportunidade de
encontrar com todos os integrantes do programa na cidade para desenvolver uma
conversa e compartilhar conhecimentos. “Desde que iniciamos a série “Diálogos”
os resultados sempre foram positivos e elevaram a qualidade das apresentações.
É nesse momento que surgem as trocas de experiências, que contribuem para o
enriquecimento intelectual e artístico na montagem das apresentações que
resultam em trabalhos surpreendentes e fabulosos. A série “Diálogos” refirma o
eterno compromisso de aprendizagem em mão dupla, uma das características do TIM
ArtEducAção.”
Para Virgínia Bittencourt Moura,
coordenadora Executiva do Projeto TIM ArtEducAção e articuladora do programa em
Viçosa, a série de “Diálogos para Construção de Espetáculos” faz parte do
calendário de atividades do programa nas cidades e todos aguardam com
entusiasmo o início dos encontros. “A série “Diálogos” é o momento que os
articuladores, professores e alunos recebem a orientação técnica para a
construção dos espetáculos e que proporciona uma incrível troca de experiências
de alto nível teórico e cultural. Todo o processo é rico e fundamental para
desenvolvimento de trabalhos belíssimos e encantadores”.
O texto do espetáculo que será trabalhado com as crianças e adolescentes
que participarão das oficinas na cidade é “Em Busca do Extraordinário”,
adaptado pelo articulador e os arteducadores. “Encantado pelas maravilhas do
universo, um "Sherlock Holmes Clown" viaja pelo tempo e espaço à
procura do que encanta a alma humana. Em sua jornada ele encontrará com
civilizações antigas, onde já se esboçavam o esforço do homem por impressionar
seus semelhantes através de demonstrações de perícias e peripécias físicas,
cênicas, dramáticas e poéticas. Prosseguindo pelo tempo, o nosso protagonista
avistará no palco, um desfile que representará a evolução do mundo circense
desde seus primórdios na Roma Antiga, perpassando pela fase áurea do século XIX
até suas manifestações mais contemporâneas. E assim o Sherlock e nosso público
se encantarão com essa jornada "Em Busca do Extraordinário"”, conclui
Leonardo Araújo articulador de Montes Claros.

Para Leonardo Araújo, a série de “Diálogos” proporciona momentos de
interação e a aprendizado que serão levados para a construção dos espetáculos.
“Estamos com grande expectativa pela realização do encontro e para o diálogo a
respeito da construção do espetáculo, na perspectiva de crescer e elaborar
nossos pensamentos, ideias e concepções para execução da Mostra Cultural de
2015. Confiando que a confluência de inteligências e imaginações diversas
seja elemento de aperfeiçoamento de nosso evento.”
Em Montes Claros, 250 vagas são ofertadas para alunos de 12 escolas da
rede pública, direta e indiretamente, para as oficinas de teatro, música,
dança, circo, artes visuais e arte digital. O programa é realizado em parceria
com a Prefeitura Municipal, o Lar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Legião
da Boa Vontade e o Projeto Juventude Cidadã.
Série “Diálogos”

A partir desses encontros, as oficinas de dança, música, teatro, artes
plásticas, arte digital e outras, em cada cidade, começam a trabalhar em
sintonia para a construção da Mostra Artística, que são realizadas nas cidades
atendidas pelo Programa, ao final do semestre. Os espetáculos reúnem os
resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores de todas as
oficinas e incentivam a formação de público ao final de cada ciclo do Programa.
Os temas são variados e muitas vezes valorizam a literatura brasileira, as
manifestações culturais e folclóricas de todo o país e histórias das cidades.
Além de premiar e reconhecer o esforço dos alunos e arteducadores incentiva o
ingresso de novos alunos no Programa, mostra aos familiares e à cidade o
trabalho desenvolvido pelas oficinas artísticas.
O evento já faz parte do calendário cultural dos municípios. No palco,
os jovens vivenciam a experiência singular de fazer parte de um espetáculo. E,
na plateia, os familiares, amigos e comunidade ficam empolgados com os
resultados obtidos.
TIM ArtEducAção
Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já
atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em
oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é
coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei
Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
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